From Here To Eternity


Mala branca sim, por que não?

Acompanhando o noticiário esportivo o que mais tenho visto é acusações sobre clubes interessados no título oferecendo a chamada “mala branca” para equipes, já sem aspirações no torneio, se motivarem a enfrentar seus adversários.  Para quem não sabe a mala branca nada mais é do que uma quantia em dinheiro oferecida para times ganharem seus jogos. Ou seja, se é para ganhar não tem nada demais. Afinal ganhar um jogo é uma obrigação para qualquer atleta.

 

Entretanto, mesmo partindo desse pressuposto básico de que vencer uma disputa, seja qual for, é obrigação dos jogadores, muita gente critica essa atitude de oferecer dinheiro a outras equipes. Mas se pararmos para pensar o mais justo seria mesmo motivar os times que já não tem mais interesse no campeonato à jogar com vontade. Pois, se hoje ele está capengando no torneio e não tem mais chance de nada (nem de conseguir uma vaga em algum campeonato, nem de se livrar do rebaixamento), quando ele enfrentou, há rodadas atrás, aquela outra equipe que está brigando pelo título, ele jogava motivado, pois ainda tinha anseios.   

 

Por exemplo, o São Paulo enfrenta na última rodada o Sport, que não tem mais motivação alguma, pois já está rebaixado. Porém, quando o Palmeiras, o Internacional ou o Flamengo, que também disputam o título, jogaram contra a equipe do Recife, ela ainda tinha motivações, ainda jogava para fugir da Série B. Dessa forma, enfrentaram um time bem mais aguerrido e motivado do que aquele que o São Paulo enfrentará domingo. Com a mala branca, entretanto, o Sport poderá jogar com o mesmo empenho e vontade que jogou nas outras rodadas do campeonato, quando ainda tinha chances.

 

Lógico que esse exemplo não se restringe apenas ao jogo mencionado acima, da equipe paulista contra a pernambucana. Mas se aplica a todos os jogos onde uma equipe não tem mais motivações hoje, mas com certeza há algumas rodadas atrás tinha. Como também foi o caso de Corinthians x Flamengo ou mesmo Goiás x São Paulo, e também será domingo na disputa entre Flamengo x Grêmio, onde desconfiam até de que o clube gaúcho possa entregar o jogo para impedir o rival Internacional de ser campeão, entre tantos outros casos.

 

Inclusive nesse último caso citado, entre o tricolor gaúcho e o rubro-negro carioca, se houver uma mala branca possa ser que o Grêmio se empenhe mais e tente fazer seu papel sem se preocupar com a rivalidade com o colorado. 

 

Portanto, acredito que a mala branca seja sim uma atitude honesta e até justa. Até mesmo porque serve como bônus para um time fazer aquilo que ele já deveria mesmo fazer, que é jogar para ganhar, independente de qualquer coisa.

 



Escrito por Carlos Eduardo Garrido às 17h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, JAU, JARDIM CAROLINA, Homem, de 20 a 25 anos, Portuguese, English, Música, Livros, RPG, Futebol e Cinema
MSN - metalicos@hotmail.com
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  Delfos - Jornalismo Parcial
  Whiplash - Rock e Metal
  Adoro Cinema
  Vejaú
  Cena Rock - Independentes por Enquanto
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?